CAMPEONATO DE KART INDOOR FÓRMULA FIRE
FINALIDADE
O presente regulamento técnico possui o condão de trazer as regras e suas aplicações para a temporada de 2026 do CAMPEONATO DE KART RENTAL FÓRMULA FIRE (FF). O presente campeonato, inicialmente formado por militares do CBMDF e hoje com civis integrados em suas corridas, encontra-se em sua oitava temporada, com o objetivo de reunir amigos amantes do esporte, com o foco no “lazer e velocidade com dose de amizade”.
CAPÍTULO 1 - DO CORPO TÉCNICO DIRETOR
O corpo técnico diretor, é estruturado pelos membros escolhidos por consagração geral na última confraternização dos pilotos FF, sendo os respectivos integrantes:
Diretor presidente: Lemont Verstappen
Diretor financeiro: Hugo Colapinto
Diretor de provas: Iran Hunt
Diretor de mídias: Fernando Alonso
CAPÍTULO 2 - DAS NORMAS GERAIS
Art. 1º O corpo técnico e diretor do Fórmula Fire possui legitimidade e autonomia necessária para editar a qualquer tempo os artigos a seguir. As decisões necessárias, visando a organização do campeonato de forma administrativa, serão realizadas de forma colegiada, tendo o diretor presidente a condição de voto de duplo, em caso de empate.
§1º Caso o presidente lance mão do voto duplo os integrantes que votaram discordante podem exigir votação do grupo, a qual será feita através da convocação de todos os pilotos integrantes do FF para votar de forma aberta, por formulário online, em opções definidas pela diretoria, sendo reservado um dia para esclarecimentos dos motivos e das opções via grupo whatsapp e um dia para a votação, não havendo restrições para as formas de argumentação e convencimento.
§2º Em caso de convocação de todos os pilotos integrantes do FF para votação, o diretor presidente vota como piloto e somente poderá usar o voto duplo em caso de novo empate.
Art. 2º O ingresso de novos pilotos depende de indicação de pilotos do Fórmula Fire, mediante aprovação da diretoria do FF, ou em casos excepcionais, alheios ao FF e TLFF (Treinos Livres Fórmula Fire). Em todos os casos, faz-se necessário o aval da Diretoria.
§1º Os novos pilotos devem escolher um nome (nome de guerra) para usar no campeonato, o qual constará nos materiais promocionais e comunicações do campeonato.
§2º O nome de guerra deverá ser composto de um nome próprio (nome do piloto, apelido ou sobrenome) e o nome principal de um piloto real, não sendo permitido o uso do nome Senna e o número #01.
I - O piloto terá seu nome reservado por até dois anos após a última temporada que participou, portanto os pilotos que correram a última temporada em 2023, perdem a reserva de número e nome para 2026, caso não retornem.
II - Caso algum piloto participante da temporada 2025 queira trocar o nome de guerra por algum que seja liberado em 2026, terá prioridade em relação aos novos pilotos.
CAPÍTULO 3 – DAS INSCRIÇÕES E TAXAS
Art. 3º - A inscrição no campeonato será feita mediante preenchimento de formulário próprio e pagamento das taxas e implicará na anuência do presente regulamento.
Art 4º A previsão inicial é de 40 (quarenta) vagas, podendo ser ampliadas, e terão prioridade de inscrição os pilotos já participantes da temporada anterior.
Art. 5º A inscrição prioritária será realizada até o dia 16 de Novembro de 2025 e, após esta data, serão abertas as inscrições ao público em geral.
Art. 6º Caso haja o limite de vagas, a efetivação das inscrições seguirá a ordem de prioridade:
I - pilotos que correram o campeonato anterior;
II - pilotos que correram nos TLFF;
III - outros pilotos interessados convidados.
Art. 7º O valor da taxa de inscrição será de R$460,00 (quatrocentos e sessenta reais) e as formas de pagamento serão:
I - Pagamento à vista COM desconto de R$60,00 (sessenta reais) até o dia 16/11/2025, totalizando R$400,00 (quatrocentos reais); ou
II - Pagamento à vista COM desconto de R$30,00 (trinta reais) do dia 17/11/2025 até o dia 05/12/2025, totalizando R$430,00 (quatrocentos e trinta reais); ou
III - Pagamento parcelado COM desconto de R$30,00 (trinta reais) com primeira parcela (R$215,00) até o dia 16/11/2025, segunda parcela (R$215,00) até o dia 05/12/2025, totalizando R$430,00 (quatrocentos e trinta reais), exclusiva para pilotos FF-2025; ou
IV - Pagamento parcelado SEM desconto com primeira parcela (R$155,00) até o dia 20/11/2025, segunda parcela (R$155,00) até o dia 20/12/2025 e terceira parcela (R$150,00) até o dia 10/01/2026, totalizando R$460,00 (quatrocentos e sessenta reais); ou
V - Pagamento à vista SEM desconto do dia 21/12/2025 até o dia 10/01/2026, totalizando R$460,00 (quatrocentos e sessenta reais).
Parágrafo único. Os valores serão pagos à conta informada pela diretoria.
§2º No caso de atraso em alguma parcela da modalidade do inciso III, o piloto perderá o direito ao desconto.
§3º O piloto que não efetivar a inscrição até o dia 10/01/2026, terá sua inscrição retirada e sem direito a devolução de valor pago em parcelas anteriores, caso tenha optado pelas modalidades dos incisos III ou IV.
Art. 8º Em caso de desistência, desligamento ou exclusão do campeonato, os valores recolhidos referentes às taxas de inscrições permanecem para utilização da organização do campeonato, sem possibilidade de ressarcimento ao piloto.
Parágrafo único. Os valores pagos em inscrição são individuais, sem possibilidade de transferência a outro piloto, em qualquer hipótese.
Art. 9º Em caso de substituição de piloto, o valor da taxa de inscrição será proporcional ao momento do campeonato, e seguirá o seguinte formato:
I - para os casos anteriores ao dia 25/04/2026, valor de R$460,00 (quatrocentos e sessenta reais) devendo ser pago à vista;
II - para os casos posteriores ao dia 25/04/2026 e anterior 31/07/2026, valor de R$400,00 (quatrocentos reais) devendo ser pago à vista.
III - para os casos posteriores ao dia 31/07/2026, valor de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais) devendo ser pago à vista.
Art. 10. Fica estabelecido que os valores recolhidos a título de taxa de inscrição devem e serão todos investidos no Grupo FF, em prestação de serviços, troféus e demais atividades que se fizerem necessárias, todas registradas em controle específico pelo diretor financeiro e passível de comprovação por qualquer membro do grupo Fórmula Fire.
Art. 11. Os valores correspondentes a cada bateria serão quitados pelo piloto somente ao kartódromo, nas datas e locais das etapas, conforme tabela do Kartódromo.
Art. 12. As reclamações referentes aos serviços prestados pelo kartódromo, relativas à condição dos karts, fiscais de prova e condição da pista, devem obrigatoriamente ser encaminhadas inicialmente ao Diretor de Prova do FF, para que seja formalizado com o Diretor do kartódromo da etapa, não devendo o piloto tratar diretamente com o kartódromo para se evitar transtornos de comunicação e erros de interpretação por parte do kartódromo em relação ao posicionamento da diretoria do FF.
CAPÍTULO 5 – DO CALENDÁRIO
Art. 13. As corridas são pré-agendadas e ocorrerão neste ano nos kartódromos do DF e cidades próximas, conforme tabela abaixo, podendo ser alteradas, mediante comunicação prévia do corpo técnico e diretor da Fórmula Fire.
I - O calendário abaixo formaliza as datas da competição: (vide página calendário)
Art. 14. O calendário de provas será publicado no grupo FF (WhatsApp) na rede social Instagram @fireformula e disposto no presente regulamento.
Art. 15. Todos os pilotos deverão comparecer obrigatoriamente com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos em relação ao horário das das provas, para que seja realizado o pagamento da etapa, briefing, fotos, conferência da uniformização e etc.
CAPÍTULO 6 – DO FORMATO DO CAMPEONATO E SUA PONTUAÇÃO
Art. 16. O campeonato terá um formato unificado de disputa, com categorias que possam pontuar para o NKR, com número previsto de 40 (quarenta) pilotos e 10 (dez) equipes.
Parágrafo único. A depender do número de inscritos e da disponibilidade dos kartódromos atenderem às condições, poderá ser ampliado ou reduzido o número de vagas, realizada a divisão em baterias.
Art. 17. As equipes devem ser compostas de 04 (quatro) pilotos, as quais terão identificação e logotipo próprios.
Parágrafo único. Os nomes das equipes tem que ser de alguma equipe que participou de campeonato de Fórmula 1.
Art. 18. O campeonato será realizado em nove modalidades de torneio, FLASHOVER, BACKDRAFT, REIGNIÇÃO, FIRE MASTER, FIRE SÊNIOR, FIRE SUPER SÊNIOR, COPA FIRE OURO, COPA FIRE PRATA e FIRE NASCAR.
§1º O torneio FLASHOVER compreende a soma de todas as 13 (treze) etapas do campeonato, incluindo a obrigatoriedade de três descartes dos piores resultados, entre todas as etapas, podendo as faltas do piloto serem, automaticamente, contabilizadas como piores resultados.
I - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado com descarte.
II - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
§2º O torneio BACKDRAFT será composto por 05 (cinco) etapas específicas, sem opção de descartes.
I - As etapas do BACKDRAFT serão: 01(uma) etapa TIME ATTACK, 01(uma) etapa INTERESTADUAL, 01(uma) etapa ENDURO e 02(duas) etapas da CORRIDA DO FOGO.
§3º O torneio REIGNIÇÃO será um torneio para os pilotos estreantes no FF-2026 e compreende a soma de todas as 13 (treze) etapas do campeonato, incluindo a obrigatoriedade de três descartes dos piores resultados, entre todas as etapas, podendo as faltas do piloto serem, automaticamente, contabilizadas como piores resultados.
I - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado com descarte.
II - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
§4º O torneio FIRE MASTER será um torneio para os pilotos com até 39 anos, completos em 31/12/2026, e compreende a soma de 12 (doze) etapas do campeonato, excluindo a etapa INTERESTADUAL, incluindo a obrigatoriedade de 02 (dois) descartes dos piores resultados, entre as etapas válidas, podendo as faltas do piloto serem, automaticamente, contabilizadas como piores resultados.
I - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado com descarte.
II - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
§5º O torneio FIRE SÊNIOR será um torneio para os pilotos entre 40 e 49 anos, completos em 31/12/2026, e compreende a soma de 12 (doze) etapas do campeonato, excluindo a etapa INTERESTADUAL, incluindo a obrigatoriedade de 02 (dois) descartes dos piores resultados, entre as etapas válidas, podendo as faltas do piloto serem, automaticamente, contabilizadas como piores resultados.
I - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado com descarte.
II - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
§6º O torneio FIRE SUPER SÊNIOR será um torneio para os pilotos com 50 anos ou mais, completos em 31/12/2026, e compreende a soma de 12 (doze) etapas do campeonato, excluindo a etapa INTERESTADUAL, incluindo a obrigatoriedade de 02 (dois) descartes dos piores resultados, entre as etapas válidas, podendo as faltas do piloto serem, automaticamente, contabilizadas como piores resultados.
I - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
II - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
§7º A COPA FIRE OURO será uma copa com duas fases, uma fase classificatória que compreenderá as etapas 1 à 7 (7 etapas), e uma fase final que compreenderá as etapas 9 à 13 (5 etapas), sendo que a última etapa terá pontuação diferenciada como Super Final.
I - Na fase classificatória os pilotos terão direito a um descarte para composição da pontuação final dessa fase.
II - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
III - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
IV - As pontuações da COPA seguem o padrão do campeonato FLASHOVER.
V - Classificam para a fase final os pilotos que terminarem a fase classificatória de primeiro ao décimo quinto lugares.
VI - A fase final terá sua pontuação zerada e a nova contagem de pontos inicia-se na etapa 9 e segue até a etapa 13
VII - Haverá uma bonificação pela posição da fase classificatória, que será levada como pontuação inicial para fase final e será da seguinte forma:
Bônus COPA FIRE OURO
1º Lugar - 10 pontos; 6º Lugar - 5 pontos
2º Lugar - 9 pontos; 7º Lugar - 4pontos
3º Lugar - 8 pontos; 8º Lugar - 3 pontos
4º Lugar - 7 pontos; 9º Lugar - 2 pontos
5º Lugar - 6 pontos; 10º Lugar - 1 ponto
VIII - A fase final computará todos os pontos (etapas 9 à 13), sem descarte.
IX - A última etapa será considerada como SUPER FINAL DA COPA FIRE OURO e terá pontuação específica, válida somente para o ranking da COPA, e será a seguinte:
1º colocado 50 pontos 11º colocado 19 pontos
2º colocado 40 pontos 12º colocado 18 pontos
3º colocado 35 pontos 13º colocado 17 pontos
4º colocado 32 pontos 14º colocado 16 pontos
5º colocado 30 pontos 15º colocado 15 pontos
6º colocado 28 pontos 16º colocado 14 pontos
7º colocado 26 pontos 17º colocado 13 pontos
8º colocado 24 pontos 18º colocado 12 pontos
9º colocado 22 pontos 19º colocado 11 pontos
10º colocado 20 pontos 20º colocado 10 pontos
21º colocado em diante 09 pontos
§8º A COPA FIRE PRATA será uma copa com duas fases, uma fase classificatória que compreenderá as etapas 1 à 7 (7 etapas), e uma fase final que compreenderá as etapas 9 à 13 (5 etapas), sendo que a última etapa terá pontuação diferenciada como Super Final.
I - Na fase classificatória os pilotos terão direito a um descarte para composição da pontuação final dessa fase.
II - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
III - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
IV - As pontuações seguem o padrão do campeonato FLASHOVER.
V - Classificam para a fase final os pilotos que terminarem a fase classificatória de décimo sexto lugar em diante.
VI - A fase final terá sua pontuação zerada e a nova contagem de pontos inicia-se na etapa 9 e segue até a etapa 13.
VII - Haverá uma bonificação pela posição da fase classificatória, que será levada como pontuação inicial para fase final e será da seguinte forma:
Bônus COPA FIRE PRATA
16º Lugar - 5 pontos;
17º Lugar - 4 pontos;
18º Lugar - 3 pontos;
19º Lugar - 2 pontos;
20º Lugar - 1 ponto
VIII - A fase final computará todos os pontos (etapas 9 à 13), sem descarte.
IX - A última etapa será considerada como SUPER FINAL DA COPA FIRE PRATA e terá pontuação específica, válida somente para o ranking da COPA, e será a seguinte:
1º colocado 50 pontos 11º colocado 19 pontos
2º colocado 40 pontos 12º colocado 18 pontos
3º colocado 35 pontos 13º colocado 17 pontos
4º colocado 32 pontos 14º colocado 16 pontos
5º colocado 30 pontos 15º colocado 15 pontos
6º colocado 28 pontos 16º colocado 14 pontos
7º colocado 26 pontos 17º colocado 13 pontos
8º colocado 24 pontos 18º colocado 12 pontos
9º colocado 22 pontos 19º colocado 11 pontos
10º colocado 20 pontos 20º colocado 10 pontos
21º colocado em diante 09 pontos
§9º O torneio FIRE NASCAR será dividido em duas fases, uma fase classificatória que compreenderá as etapas 1 à 7 (7 etapas), e uma fase final (PLAYOFFS) que compreenderá as etapas 8 à 13 (6 etapas).
I - A fase de PLAYOFFS será formada por 18 (dezoito) pilotos e a cada etapa os três pilotos piores classificados na etapa saem da disputa, até restarem 3 (três) pilotos na última etapa para disputarem o título.
O critério de eliminação determina a seguinte quantidade de vagas por etapa:
Etapa 8 (Início PLAYOFFS) - 18 vagas
Etapa 9 - 15 vagas
Etapa 10 - 12 vagas
Etapa 11 - 9 vagas
Etapa 12 - 6 vagas
Etapa 13 (Final PLAYOFFS) - 3 vagas
Caso haja pilotos dos PLAYOFFS faltantes na etapa, eles serão automaticamente eliminados da disputa da FIRE NASCAR, como piores classificados.
Mesmo que o número de faltantes seja superior às 3 (três) eliminações previstas na etapa, todos os faltantes serão eliminados da disputa.
Caso sejam eliminados mais de três pilotos por falta em uma mesma etapa, as vagas de disputas seguem sendo reduzidas em 3 (três) a cada etapa, conforme a alínea “a”, fato que pode gerar a eliminação de 2 (dois), 1 (um) ou até nenhum piloto na etapa seguinte.
Caso dois ou mais pilotos empatem na posição da etapa, o desempate será feito pela melhor volta de cada um, sendo eliminado(s) aquele(s) com a(s) pior(es) volta(s).
II - Na fase classificatória, os pilotos que vencerem uma etapa estarão diretamente classificados para os PLAYOFFS, independente da pontuação atingida ao final da etapa 7. As vagas remanescentes para completar as 18 serão preenchidas pelos pilotos sem vitórias que melhor pontuaram na fase classificatória, considerando o critério de um descarte.
III - Caso o piloto seja desclassificado da etapa por bandeira preta durante a corrida, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
IV - Caso o piloto seja suspenso da etapa, esse resultado não poderá ser utilizado como descarte.
V - Na fase classificatória as pontuações seguem o padrão do campeonato FLASHOVER.
§10 Para efeitos de participação no NKR, a classificação do torneio FLASHOVER poderá contar para as categorias Leves (80kg), Médios (95kg) e também para a categoria Sênior (40+ / 95kg).
I - No caso das categorias Leves (80kg) e Médios (95kg), as posições serão a do Ranking FLASHOVER independente da idade do piloto.
II - No caso da categoria Sênior (40+ / 95kg), a partir do Ranking FLASHOVER, será montada a classificação dos pilotos que se enquadrem na categoria, apenas para pontuação no NKR.
Art. 19. Em 2026 serão realizadas 13 (treze) etapas da seguinte forma: 01 (uma) etapa ABERTURA, 01 (uma) etapa FIRELAP, 01 (uma) etapa BOIL OVER, 01 (uma) etapa TIME ATTACK, 01 (uma) etapa SPRINT, 01 (uma) etapa INTERESTADUAL, 02 (duas) etapas na CORRIDA DAS EQUIPES, 01 (uma) etapa REVEZAMENTO, 01 (uma) etapa GLOBAL KART, 01 (uma) etapa ENDURO e 02 (duas) etapas na CORRIDA DO FOGO.
§1º A etapa ABERTURA é composta de tomada de tempo de 05 (cinco) minutos e corrida de 15 (quinze) minutos. É o padrão adotado pela maioria dos kartódromos.
I - A largada da etapa ABERTURA será lançada em fila indiana, só podendo ocorrer ultrapassagens após a passagem pelos cones da linha de largada.
§2º A etapa FIRELAP será uma tomada de tempo de 20 (vinte) minutos, na qual os pilotos terão que buscar realizar voltas rápidas, independente da posição de pista, com possibilidade de 01 (uma) troca de kart pelos pilotos durante a etapa e a melhor volta de cada piloto definirá a classificação final da etapa.
§3º A etapa BOIL OVER será composta de duas seções, uma tomada de tempo de 10 (dez) minutos, que definirá o grid da segunda seção, a qual será uma corrida de 10 (dez) minutos. Haverá pontuação para as duas seções e a classificação final será definida pela soma dos pontos das duas seções.
§4º A etapa TIME ATTACK será composta de duas baterias, nas quais os pilotos terão que cumprir um número mínimo de voltas em cada bateria e a soma total dos tempos do piloto nas duas baterias definirá a classificação final da etapa, desconsiderando a ordem de chegada.
I - O grid da segunda bateria será a inversão das posições de chegada da primeira bateria.
II - A conferência de peso se dará apenas ao final da segunda bateria.
III - A troca de karts da primeira para a segunda bateria da TIME ATTACK será realizada da seguinte forma:
a) O piloto primeiro colocado da primeira bateria irá para o kart que finalizou em último lugar na primeira bateria e o piloto último colocado da primeira bateria irá para o kart que finalizou em primeiro lugar na primeira bateria e, assim, sucessivamente, todos os pilotos inverterão os karts.
b) No caso de termos número ímpar de pilotos, o piloto que estiver na posição do meio entre todos os pilotos deverá trocar seu kart para o kart reserva disponível.
c) Após a definição dos karts para a segunda bateria, o piloto somente poderá trocar o kart após a largada da bateria, exceto, se for um problema mecânico que impossibilite o kart de se locomover.
IV - As baterias da TIME ATTACK ocorrerão em sentidos invertidos ou traçados diferentes entre si, caso seja possível no kartódromo.
V - O(s) piloto(s) que não cumprir(em) o número mínimo de voltas terão o acréscimo de 03 (três) minutos para cada volta não completada, posicionando-os atrás dos pilotos que completaram todas as voltas, na classificação final.
a) Dentre os pilotos que completarem menor número de voltas, estes serão classificados entre si, de acordo com o número de voltas completadas e pela soma dos seus tempos nas duas baterias, considerando os acréscimos de tempo.
VI - A totalização de tempo da etapa TIME ATTACK, desconsiderará a primeira volta do piloto e a primeira volta da bateria, em cada bateria, de forma a retirar a interferência da largada no resultado final da prova.
§ 5º A etapa SPRINT é composta de duas seções de 8 (oito) minutos cada, disputadas no mesmo sentido que estiver programado para a pista no dia da etapa, largando a primeira seção com grid invertido da posição no campeonato e a segunda seção com grid invertido da chegada da primeira seção, sendo o resultado final a soma das pontuações nas duas seções.
§6º A CORRIDA INTERESTADUAL será realizada em kartódromo fora do DF.
I - Os detalhes da CORRIDA INTERESTADUAL serão previstos no ANEXO I deste regulamento e podem sofrer alterações conforme necessidades da direção de provas do kartódromo.
II - A largada da CORRIDA INTERESTADUAL será em fila indiana, só podendo ocorrer ultrapassagens após a passagem pelos cones da linha de largada.
§7º A CORRIDA DAS EQUIPES é composta de duas baterias, sendo o grid da primeira bateria formado por tomada de tempo de 5 (cinco) minutos e a segunda bateria com grid invertido da chegada da primeira e as duas baterias terão sentido ou traçado diferente entre si, quando possível pelo kartódromo.
I - As largadas das etapas da CORRIDA DAS EQUIPES serão em fila indiana, só podendo ocorrer ultrapassagens após a passagem pelos cones da linha de largada.
II - Para efeito de campeonato, cada piloto marcará os pontos conforme a posição de chegada na pista.
III - Os detalhes da CORRIDA DAS EQUIPES serão previstos no ANEXO I deste regulamento e podem sofrer alterações conforme necessidades da direção de provas do kartódromo.
§8º A etapa REVEZAMENTO é composta de tomada de tempo do tipo super pole e uma prova de 40 minutos de duração, devendo as duplas realizar uma parada obrigatória de 5 (cinco) minutos, dentro do intervalo determinado para efetuar a troca de kart e de piloto, a qual será comprovada pela cronometragem do kartódromo.
I - As duplas da etapa REVEZAMENTO serão formadas pelo aproveitamento percentual de pontos dos pilotos no campeonato, de modo a promover a integração entre os pilotos FF.
II - A formação das duplas da etapa REVEZAMENTO será feita com os pilotos presentes na etapa e seguirá o critério de mesclar o piloto com melhor aproveitamento percentual de pontos no campeonato com o piloto de pior aproveitamento percentual de pontos no campeonato e assim sucessivamente.
III - O grid será definido por superpole pelo piloto escolhido pela dupla o qual deverá correr a primeira parte da prova.
IV - O lastro mínimo da dupla deverá ser de 190 kg, somados os dois pilotos pesados juntos na balança, com ou sem adição de lastro adicionais.
V - Os detalhes da etapa REVEZAMENTO serão previstos no ANEXO II deste regulamento e podem sofrer alterações conforme necessidades da direção de provas do kartódromo.
§9º A etapa GLOBAL KART será realizada em um kartódromo que permita um traçado principal e um alternativo (menor que o principal), na qual cada piloto deverá realizar no máximo 04 (quatro) voltas no traçado alternativo mais curto, sendo a posição final da corrida a que valerá para pontuação e pódio.
I - Na Global Kart, a primeira volta sempre deverá ser no traçado completo.
II - É proibido realizar as voltas no traçado curto da Global Kart de forma consecutiva.
III - O piloto que ultrapassar o limite de 04 (quatro) voltas, ou fizer a primeira volta ou fizer duas ou mais voltas consecutivas no traçado mais curto da GLOBAL KART, será punido com perda de 01 (uma) volta para cada infração cometida.
§10 A etapa ENDURO será uma prova individual de 45 (quarenta e cinco) minutos de duração, devendo o piloto realizar uma parada obrigatória de 05 (cinco) minutos, dentro do intervalo determinado para efetuar a troca de kart, a qual será comprovada pela cronometragem do kartódromo.
I - Os detalhes da etapa Enduro serão previstos no ANEXO I deste regulamento e podem sofrer alterações conforme necessidades da direção de provas do kartódromo.
§11 A CORRIDA DO FOGO é composta de duas baterias, sendo o grid da primeira bateria formado pela inversão da posição dos pilotos no campeonato e o grid da segunda formado por tomada de tempo de 05 (cinco) minutos e as duas baterias terão sentido diferente entre si, quando possível pelo kartódromo.
I - Os karts serão sorteados para as duas baterias antes do início da primeira bateria, sendo permitida a troca por quebra que impeça a movimentação do kart ou após a largada da segunda bateria.
Art. 20. Para cada etapa, serão computados pontos para o campeonato de pilotos e para o campeonato de equipes.
§1º A pontuação de equipes será somada a cada etapa e ficará sem alterações pelos descartes dos pilotos ao final do campeonato.
§2º A totalização dos pontos das equipes será feita com a somatória dos pontos dos 3 (três) pilotos da equipe que melhor pontuarem em cada etapa.
§3º Na corrida das equipes a pontuação para definição do pódio e para o campeonato de equipes, considerará todos os pilotos presentes das equipes, sem qualquer descarte.
Art. 21. A pontuação dos pilotos nas etapas do Fórmula Fire 2026 ocorrerá conforme o detalhamento abaixo:
§1º Etapas ABERTURA, FIRELAP e GLOBAL KART terão a seguinte pontuação:
1º colocado 25 pontos 11º colocado 11 pontos
2º colocado 22 pontos 12º colocado 10 pontos
3º colocado 20 pontos 13º colocado 09 pontos
4º colocado 18 pontos 14º colocado 08 pontos
5º colocado 17 pontos 15º colocado 07 pontos
6º colocado 16 pontos 16º colocado 06 pontos
7º colocado 15 pontos 17º colocado 05 pontos
8º colocado 14 pontos 18º colocado 04 pontos
9º colocado 13 pontos 19º colocado 03 pontos
10º colocado 12 pontos 20º colocado 02 pontos
21º colocado em diante 01 ponto
§2º Etapa BOIL OVER terá a seguinte pontuação:
I - Seção de tomada de tempo:
1º colocado 12 pontos 11º colocado 05 pontos
2º colocado 11 pontos 12º colocado 04 pontos
3º colocado 10 pontos 13º colocado 04 pontos
4º colocado 09 pontos 14º colocado 03 pontos
5º colocado 08 pontos 15º colocado 03 pontos
6º colocado 07 pontos 16º colocado 02 pontos
7º colocado 07 pontos 17º colocado 02 pontos
8º colocado 06 pontos 18º colocado 01 pontos
9º colocado 06 pontos 19º colocado 01 pontos
10º colocado 05 pontos 20º colocado 01 pontos
21º colocado em diante 01 ponto
II - Seção de corrida:
1º colocado 15 pontos 11º colocado 05 pontos
2º colocado 14 pontos 12º colocado 05 pontos
3º colocado 13 pontos 13º colocado 04 pontos
4º colocado 12 pontos 14º colocado 04 pontos
5º colocado 11 pontos 15º colocado 03 pontos
6º colocado 10 pontos 16º colocado 03 pontos
7º colocado 09 pontos 17º colocado 02 pontos
8º colocado 08 pontos 18º colocado 02 pontos
9º colocado 07 pontos 19º colocado 01 pontos
10º colocado 06 pontos 20º colocado 01 pontos
21º colocado em diante 01 ponto
III - No eventual empate em pontos de dois ou mais pilotos, para definição do pódio da BOIL OVER, o desempate será a favor do piloto que fez a melhor volta na seção de tomada de tempo.
§3º Etapa SPRINT terá a seguinte pontuação em cada seção:
1º colocado 15 pontos 11º colocado 05 pontos
2º colocado 14 pontos 12º colocado 05 pontos
3º colocado 13 pontos 13º colocado 04 pontos
4º colocado 12 pontos 14º colocado 04 pontos
5º colocado 11 pontos 15º colocado 03 pontos
6º colocado 10 pontos 16º colocado 03 pontos
7º colocado 09 pontos 17º colocado 02 pontos
8º colocado 08 pontos 18º colocado 02 pontos
9º colocado 07 pontos 19º colocado 01 pontos
10º colocado 06 pontos 20º colocado 01 pontos
21º colocado em diante 01 ponto
I - No eventual empate em pontos entre dois ou mais pilotos, para definição do pódio da SPRINT, o critério de desempate será o piloto que tiver a melhor volta, considerando as duas seções.
§4º Etapas TIME ATTACK, INTERESTADUAL e ENDURO terão a seguinte pontuação:
1º colocado 60 pontos 11º colocado 39 pontos
2º colocado 55 pontos 12º colocado 38 pontos
3º colocado 52 pontos 13º colocado 37 pontos
4º colocado 50 pontos 14º colocado 36 pontos
5º colocado 48 pontos 15º colocado 35 pontos
6º colocado 46 pontos 16º colocado 34 pontos
7º colocado 44 pontos 17º colocado 33 pontos
8º colocado 42 pontos 18º colocado 32 pontos
9º colocado 41 pontos 19º colocado 31 pontos
10º colocado 40 pontos 20º colocado 30 pontos
21º colocado em diante 27 pontos
§5º Etapa REVEZAMENTO terá a seguinte pontuação:
1ª colocada 28 pontos (por piloto) 11ª colocada 13 pontos (por piloto)
2ª colocada 25 pontos (por piloto) 12ª colocada 12 pontos (por piloto)
3ª colocada 22 pontos (por piloto) 13ª colocada 11 pontos (por piloto)
4ª colocada 20 pontos (por piloto) 14ª colocada 10 pontos (por piloto)
5ª colocada 19 pontos (por piloto) 15ª colocada 09 pontos (por piloto)
6ª colocada 18 pontos (por piloto) 16ª colocada 08 pontos (por piloto)
7ª colocada 17 pontos (por piloto) 17ª colocada 07 pontos (por piloto)
8ª colocada 16 pontos (por piloto) 18ª colocada 06 pontos (por piloto)
9ª colocada 15 pontos (por piloto) 19ª colocada 05 pontos (por piloto)
10ª colocada 14 pontos (por piloto) 20ª colocada 04 pontos (por piloto)
21ª colocada em diante 02 pontos (por piloto)
I - Cada piloto da dupla formada para etapa REVEZAMENTO receberá a pontuação relativa à posição que a dupla terminar a etapa.
§6º A CORRIDA DAS EQUIPES terá a seguinte pontuação:
1º colocado 25 pontos 11º colocado 11 pontos
2º colocado 22 pontos 12º colocado 10 pontos
3º colocado 20 pontos 13º colocado 09 pontos
4º colocado 18 pontos 14º colocado 08 pontos
5º colocado 17 pontos 15º colocado 07 pontos
6º colocado 16 pontos 16º colocado 06 pontos
7º colocado 15 pontos 17º colocado 05 pontos
8º colocado 14 pontos 18º colocado 04 pontos
9º colocado 13 pontos 19º colocado 03 pontos
10º colocado 12 pontos 20º colocado 02 pontos
21º colocado em diante 01 ponto
I - No eventual empate em pontos entre duas ou mais equipes, para definição do pódio, o desempate será feito por meio das melhores posições dos pilotos, considerando todos os pilotos da equipe e as duas etapas.
§7º A CORRIDA DO FOGO terá a seguinte pontuação em cada etapa/bateria:
1º colocado 30 pontos 11º colocado 13 pontos
2º colocado 25 pontos 12º colocado 12 pontos
3º colocado 22 pontos 13º colocado 11 pontos
4º colocado 20 pontos 14º colocado 10 pontos
5º colocado 19 pontos 15º colocado 09 pontos
6º colocado 18 pontos 16º colocado 08 pontos
7º colocado 17 pontos 17º colocado 07 pontos
8º colocado 16 pontos 18º colocado 06 pontos
9º colocado 15 pontos 19º colocado 05 pontos
10º colocado 14 pontos 20º colocado 04 pontos
21º colocado em diante 02 pontos
Parágrafo único. No eventual empate em pontos entre dois ou mais pilotos, para definição do campeão da CORRIDA DO FOGO, os critérios de desempate serão:
a) O piloto que tiver a melhor colocação, considerando as duas etapas da CORRIDA DO FOGO;
b) O piloto que tiver a segunda melhor colocação, considerando as duas etapas da CORRIDA DO FOGO;
c) O piloto que tiver a melhor volta considerando as duas etapas da CORRIDA DO FOGO.
Art. 22. O piloto que se apresentar no dia da corrida com o uniforme completo, definido pela diretoria, receberá a bonificação de 03 (três) pontos, por etapa, sendo 01 (um) ponto de assiduidade e 02 (dois) pontos de uniformização.
Parágrafo único. Pilotos que comparecerem com uniforme incompleto, receberão apenas 01 (um) ponto de assiduidade.
Art. 23. O piloto que marcar a melhor volta da etapa, terá a bonificação de 01 (um) ponto.
§1º Na SUPER FINAL das COPAS FIRE OURO E PRATA, os pilotos que fizerem a melhor volta, considerando os participantes de cada COPA, terão a bonificação de 2 (dois) pontos, válida apenas para a pontuação das COPAS.
§1º Na SUPER FINAL das COPAS FIRE OURO E PRATA, os pilotos que fizerem a pole position, considerando os participantes de cada COPA, terão a bonificação de 2 (dois) pontos, válida apenas para a pontuação das COPAS.
Art. 24. Caso o piloto, ao completar a primeira volta, abandone a corrida, terá direito a pontuação, sempre após os que completarem a prova.
Parágrafo único. Nos casos em que mais de um piloto abandone a corrida, o que ficará na melhor qualificação, será o que completar mais voltas.
Art. 25. Serão atribuídas pontuações extras no campeonato para cada piloto, variando de 01 (um) a 11 (onze) pontos, mediante as seguintes situações:
§1º Resposta ao questionário sobre o regulamento com 10 questões de múltipla escolha e cada acerto terá o valor de 01 (um) ponto.
I - O questionário deverá ser enviado aos pilotos até 10h02 do dia 02/02/2026 e deverá ser respondido até às 22h02 de 04/02/2026 e as respostas registradas fora do prazo serão desconsideradas, não sendo dada, ao piloto, qualquer pontuação de bonificação relativa ao questionário.
§2º Impulsionamento das marcas dos patrocinadores nas redes sociais, conforme informado pela diretoria em cada etapa.
I - Os critérios de divulgação serão informados pela diretoria para que sejam comprovados e anotada a pontuação.
II - A pontuação será de 01 (um) ponto por data de realização das etapas, totalizando o máximo de 11 (onze) pontos extras.
§3º Auxílio nas atividades de organização da etapa no kartódromo, conforme definido pela diretoria.
I - As equipes serão escaladas para auxiliar nas atividades de organização das etapas nos kartódromos
II - Será atribuído 1 ponto por piloto das equipes escaladas que comparecerem e auxiliarem nas atividades, sendo esses pontos contabilizados apenas para o campeonato de equipes.
III - As atividades serão informadas pela diretoria com antecedência, para que as equipes estejam preparadas para auxiliar.
IV - As equipes serão escaladas de forma equânime, para que todas possam atingir a mesma pontuação máxima, caso todos os pilotos compareçam nas estapas escaladas e participem efetivamente na organização.
V - As decisões e direcionamentos das atividades realizadas nos dias de etapas nos kartódromos são responsabilidade da diretoria do Fórmula Fire.
Art. 26. Será consagrado campeão do torneio FLASHOVER o piloto que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 27. Será consagrado campeão do torneio BACKDRAFT o piloto que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 28. Será consagrado campeão do torneio REIGNIÇÃO o piloto estreante no Fórmula Fire 2026, que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 29. Será consagrado campeão do torneio FIRE MASTER o piloto que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 30. Será consagrado campeão do torneio FIRE SÊNIOR o piloto que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 31. Será consagrado campeão do torneio FIRE SUPER SÊNIOR o piloto que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 32. Será consagrado campeão da COPA FIRE OURO o piloto que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 33. Será consagrado campeão da COPA FIRE PRATA o piloto que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos conforme especificações do torneio.
Art. 34. Será consagrado campeão da FIRE NASCAR o piloto que na última etapa obtiver a melhor classificação, dentre os três finalistas, conforme especificações do torneio.
Art. 35. Será consagrada campeã a equipe que ao final da última etapa obtiver o maior número de pontos, na soma das pontuações dos seus pilotos no torneio FLASHOVER.
I - A totalização dos pontos das equipes se dará a cada etapa, pelo somatório dos três pilotos que melhor pontuarem na etapa e pelo bônus de atuação do piloto nos dias em que a equipe estiver escalada para apoio à organização.
II - Os descartes dos pilotos estão fora da contabilidade dos pontos da equipe, dado que em cada etapa já ocorre um descarte de pontuação de piloto por equipe.
Art. 36. Os critérios de desempate, tanto para individual, quanto para equipes, são:
I - Maior nº de vitórias;
II - Maior nº de 2º lugar;
III - Maior nº de 3º lugar;
IV - Menor nº de penalizações;
V - Menor nº de pontos perdidos por penalização;
VI - Maior número de participações em etapas;
VII - Maior nº de 4º lugar e assim sucessivamente para as demais posições.
Art. 37. Para o caso de haver necessidade de dividir os pilotos em dois grupos em cada etapa, aplicar-se-ão as mesmas regras e pontuações para ambas disputas.
Parágrafo único. Nos casos em que haja uma bateria com número inferior de pilotos, a bateria com maior quantidade de competidores terá sua pontuação mínima limitada à posição de chegada do último piloto da bateria com menos pilotos.
CAPÍTULO 7 – DAS PREMIAÇÕES E DO TROFÉU PERMANENTE
Art. 38. A diretoria premiará os 05 (cinco) primeiros pilotos de cada etapa com troféus, excetuando as etapas da CORRIDA DAS EQUIPES que terá premiação específica.
Art. 39. A CORRIDA DO FOGO terá, além dos troféus das etapas, o troféu do CAMPEÃO DA CORRIDA DO FOGO, sendo entregue ao piloto vencedor de acordo com a soma de seus pontos nas baterias que compõem a corrida.
Art. 40. A CORRIDA DAS EQUIPES entregará troféus apenas para as 03 (três) primeiras equipes, somados os pontos dos pilotos de cada equipe nas 02 (duas) etapas que compõem a corrida.
Parágrafo único. A pontuação para o campeonato decorrente da corrida das equipes será contada normalmente de forma individual para cada piloto considerando seu posicionamento em cada etapa.
Art. 41. Ao final do campeonato, na confraternização, serão entregues troféus aos pilotos e equipes conforme detalhado abaixo:
I - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados no torneio FLASHOVER;
II - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados no torneio BACKDRAFT;
III - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados no torneio REIGNIÇÃO;
IV - Troféu de Piloto Evolução, que será definido por meio da estatística de aproveitamento do piloto, sendo premiado aquele que tiver a maior evolução percentual de aproveitamento dos pontos em relação ao campeonato do ano anterior;
V - Troféus para os pilotos das 05 (cinco) equipes melhores classificadas na pontuação geral;
VI - Troféu “Roda Presa” ao piloto que concluir o campeonato com pelo menos 50% de frequência nas etapas, tiver o menor aproveitamento percentual de pontos, estiver ativo no campeonato e presente na confraternização.
VII - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados no torneio FIRE MASTER;
VIII - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados no torneio FIRE SÊNIOR;
IX - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados no torneio FIRE SUPER SÊNIOR;
X - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados na COPA FIRE OURO;
XI - Troféus para os 05 (cinco) pilotos melhores classificados na COPA FIRE PRATA;
XII - Troféus para os 03 (três) pilotos melhores classificados na FIRE NASCAR;
Art. 42. O Campeonato Fórmula Fire, manterá um troféu de cunho especial, denominado “TROFÉU DA DÉCADA”, no qual será colocado o nome do piloto campeão e da equipe campeã da temporada.
§1º A guarda deste troféu ficará a cargo do piloto campeão da temporada anterior à disputada e responsável de entregá-lo à diretoria na data da premiação final.
§2º O piloto que ao longo de 10 (dez) anos conquistar 03 (três) títulos consecutivos, ou 05 (cinco) títulos alternados, terá a guarda e posse permanente do “TROFÉU DA DÉCADA”.
§3º Caso no período de 10 (dez) anos nenhum piloto consiga a guarda permanente do troféu, este permanecerá em disputa até que algum piloto atinja a meta estabelecida de 03 (três) títulos consecutivos ou 05 (cinco) títulos alternados.
§4º No caso em que haja um piloto com posse definitiva do “TROFÉU DA DÉCADA”, deve ser confeccionado outro, e iniciado um novo ciclo.
§5º O “TROFÉU DA DÉCADA", ora vigente:
Art. 43. A aquisição dos referidos troféus das etapas fica condicionada a eventuais patrocinadores e/ou verbas da taxa de inscrição.
CAPÍTULO 8 – DAS EQUIPES
Art. 44. A cada início de temporada ocorrerá a recomposição de equipes, sendo que a identificação original e logo da equipe serão de escolha do piloto melhor colocado na temporada anterior.
§1º As equipes serão formadas por meio do DRAFFT, conforme regulamento específico para sua realização.
Art. 45. Após a finalização do DRAFFT a composição das equipes pode sofrer alterações apenas mediante desistência ou exclusão de um ou mais pilotos do campeonato, a qual poderá ser recomposta por pilotos do grupo TLFF (Treino Livre Fórmula Fire), ou na inexistência de interessados, por pilotos que correram outros FF ou pilotos convidados, mediante aprovação da diretoria Fórmula Fire.
§1º É vedado ao piloto substituto herdar os pontos já conquistados para o campeonato individual.
§2º Os pontos da equipe permanecem totalizados, mesmo com a desistência dos pilotos.
§3º O piloto que desistir do campeonato poderá ter sua pontuação, permanentemente, expressa na tabela até o final do campeonato, preservados os direitos relativos à ela.
§4º As posições de largada do piloto substituto serão determinadas pela sua pontuação individual, exceto na primeira etapa de participação do novo piloto, na qual ele deverá largar do final do GRID.
Art. 46. A composição das equipes será comunicada pela diretoria via grupo de WhatsApp do Fórmula Fire.
CAPÍTULO 9 – DA DIREÇÃO DE PROVA
Art. 47. A direção de prova será a do kartódromo onde acontecerá a corrida, sendo eles responsáveis pela cronometragem, montagem do grid, fiscalizações e penalizações desportivas durante a corrida.
CAPÍTULO 10 – DAS PENALIDADES
Art. 48. Quando, e se ocorrer, qualquer agressão verbal, física, uso de palavras que atentem contra a moral, honra, ética, raça e ou orientação sexual de pilotos, funcionários do kartódromo, ou qualquer pessoa nos limites do kartódromo, este terá sua inscrição rescindida e será excluído do grupo.
Art. 49. Ocorrendo 03 (três) faltas seguidas, ou 04 (quatro) alternadas, sem justificativas, caberá a Diretoria, de forma colegiada, deliberar sobre a exclusão ou não do piloto, com maioria simples de votos.
Art. 50. As penalidades são:
I - As punições serão estabelecidas pelo diretor de prova do kartódromo no momento da corrida (apresentando a bandeira preta e branca, bandeira preta com bola laranja ou bandeira preta e o número do kart punido), e/ou após a corrida consultando fiscais de pista.
II - Cada advertência (ADV) terá a punição de menos 05 (cinco) pontos na tabela de classificação;
III - Cada stop and go (STP) o piloto perderá 10 (dez) pontos no campeonato, além da punição aplicada em pista;
IV - Cada bandeira preta o piloto perderá 15 (quinze) pts no campeonato;
a) O piloto que receber bandeira preta, deverá dirigir-se ao parque fechado em no máximo 03 (três) voltas, a serem contadas na passagem pelo Posto de Sinalização do Diretor de Prova - PSDP, a partir da primeira apresentação da bandeira.
b) Se o piloto não obedecer ao comando da bandeira preta, retirando-se da corrida em no máximo em até 03 (três) voltas, o mesmo estará suspenso por 02 (duas) etapas, além da punição relativa a bandeira preta.
c) O piloto desclassificado por bandeira preta, terá sua pontuação zerada na etapa, além da punição de pontos prevista no inciso IV;
d) Se a bandeira preta ocorrer em etapa fora do DF, o piloto será posicionado no fim da classificação da etapa, e sofrerá a perda de pontos prevista no inciso IV.
V - Caso o piloto receba 02 (duas) punições no campeonato (advertência - ADV ou stop and go - STP) ele estará suspenso da etapa seguinte à segunda punição.
Após cumprir a suspensão, reinicia-se a contagem de punições do piloto.
VI - Caso as 02 (duas) advertências sejam dadas na mesma etapa, haverá suspensão para a próxima etapa.
VII - Caso o piloto receba bandeira preta em pista, além das punições citadas nos incisos I e II, o piloto será suspenso para a próxima etapa, exceto desclassificação por peso.
b) O piloto desclassificado por peso, será posicionado no fim da classificação da etapa, e sofrerá a perda de 10 (dez) pontos.
VIII - A pontuação decorrente de punições, aplicadas pela direção de prova, não podem ser descartadas sendo computadas independentemente da etapa e diminuída da pontuação final do piloto, após os descartes.
IX - O piloto que, no entender da Organização do Campeonato, acumular mais de 03 (três) punições esportivas ou administrativas ao longo do ano, exceto por peso, estará passível de advertências, suspensão ou exclusão do campeonato.
a) A mensuração das advertências e faltas caberá à análise da diretoria ou por comissão determinada pela diretoria.
X - Qualquer dúvida ou impasse, que não estiverem previstos neste regulamento, serão resolvidos pela Diretoria FF e a decisão anexada ao corpo do regulamento.
XI - Os membros da Diretoria FF que estiverem competindo em alguma bateria são considerados “apenas” pilotos e susceptíveis às mesmas regras e punições da competição.
XII - As etapas realizadas fora do DF, terão a participação facultada a todos os pilotos do campeonato, independente de terem suspensão a cumprir.
a) Caso o piloto esteja passível de suspensão conforme os incisos V e VI, deverá cumprí-la na primeira etapa subsequente, desde que não seja alguma das etapas detalhadas nas alíneas b e c deste inciso.
b) Caso a suspensão tenha que ser cumprida na primeira etapa da CORRIDA DAS EQUIPES, o piloto largará na última posição na segunda etapa dessa corrida.
c) Se o piloto levar 02 (duas) punições ou a segunda punição na primeira etapa da CORRIDA DO FOGO ou da CORRIDA DAS EQUIPES, ele estará suspenso da segunda etapa dessas corridas, respectivamente.
Art. 51. Haverá possibilidade de recurso para a punição do tipo ADVERTÊNCIA aplicada pelo diretor de prova do kartódromo por meio da CAV - Comissão de Análise de Vídeo.
§1º A CAV será formada por um membro da diretoria e mais dois pilotos sorteados.
I - Pilotos envolvidos no evento serão excluídos do sorteio para formação da CAV.
II - A decisão da CAV será definitiva, sem possibilidade de recurso ou pedido de revisão.
§2º O recurso deverá ser apresentado pelo piloto, por meio do requerimento de revisão de penalidade, no qual deverá relatar os argumentos e anexar vídeo que possa comprovar a argumentação contra a penalidade aplicada.
§3º O piloto tem até 48 (quarenta e oito) horas, após o horário agendado da corrida conforme o calendário, para apresentar o recurso de forma digital.
§4º A CAV terá 110 (cento e dez) horas, após a convocação pela diretoria, para analisar e apresentar sua decisão sobre o recurso.
I - A CAV pode deferir ou indeferir o pleito apresentado pelo piloto, justificando a decisão em ambos os casos.
II - Após a decisão da CAV, a diretoria comunicará aos pilotos e tomará as devidas medidas relacionadas ao caso analisado
§5º Ressalta-se que as penalidades de “stop and go” ou desclassificação aplicadas pela direção de prova do kartódromo, tem cumprimento imediato e, portanto, inelegíveis para recurso junto à CAV.
§6º A CAV é exclusiva para análise de recursos sobre penalidades aplicadas, sendo vedada a aplicação de novas penalidades aos pilotos.
§7º É vedado requerer análise de vídeos para aplicação de penalidades aos pilotos.
CAPÍTULO 11 – DA UNIFORMIZAÇÃO
Art. 52. As equipes devem estar devidamente uniformizadas, com a camisa oficial do Fórmula Fire e identificação individual do piloto, até a data da segunda etapa.
Art. 53. O uso de EPI (equipamento de proteção individual) seguirá as normas do kartódromo que sediará a etapa.
Art. 54. Os equipamentos de uso obrigatório são:
I - Capacete: É obrigatório o uso de capacete próprio de proteção com viseira, homologado pelo INMETRO ou qualquer órgão nacional competente, ou homologado CIK/FIA.
II - Macacão: Próprio para a prática do kartismo, pode ser emprestado pelo kartódromo.
a) Não será permitida a pilotagem com uso de bermudas, shorts, camisetas do tipo regata.
b) Na ausência de macacão, o piloto poderá utilizar calça comprida e camiseta, podendo ser a camiseta uniforme do FF.
III - Balaclava: Pilotos com barba e/ou cabelos compridos deverão obrigatoriamente usar balaclava.
IV - Luvas: Cobrindo completamente os dedos, palma e dorso da mão.
V - Calçados: Sapatilha própria para a prática do kartismo, tênis, bota ou calçado fechado.
Parágrafo único. Poderá ser usado durante as etapas, caso o piloto opte, jaqueta de couro, cotoveleira, joelheira dentre outros EPIs adicionais.
Art. 55. É obrigatório o uso de camisa oficial Fórmula Fire para todos os pilotos nas dependências do kartódromo antes e depois da bateria.
Art. 56. É obrigatório ao piloto manter a visibilidade dos patrocinadores da camisa oficial FF antes da bateria e posteriormente ao término desta, nas áreas comuns do kartódromo, ou seja, nos casos de uso de colete, ou qualquer aparato que cubra a camisa oficial FF, só poderá usá-los no momento de se dirigir aos boxes para início da bateria, retirando imediatamente ao término da bateria e nos casos de uso de macacão, o piloto deve baixar a parte superior até a linha da cintura.
CAPÍTULO 12 – DO LASTRO
Art. 57. Fica definido o peso mínimo de 90 (noventa) kg , somando piloto, equipamento e lastro.
Art. 58. A critério do piloto, este poderá fazer uso do lastro do kartódromo, com peso menor ou igual a 20 (vinte) kg.
Art. 59. A pesagem dos pilotos é obrigatória e a conferência válida pra registro ocorre ao final da bateria, com todos os equipamentos de uso do piloto, assim como equipamentos/pesos adicionados ao kart ou ao piloto para atingir o peso mínimo.
Art. 60. O piloto que após a bateria se ausentar dos boxes antes da pesagem terá 01 (um) minuto acrescido em seu tempo total da etapa.
I - Se o piloto não retornar para pesagem, será desclassificado da etapa de forma equivalente a uma bandeira preta, sendo aplicadas as mesmas penalidades relativas à bandeira preta.
II - Se o piloto retornar para pesagem e estiver com peso abaixo do determinado, será desclassificado por peso, sendo aplicadas as penalidades de desclassificação por peso.
II - Se o piloto retornar para pesagem e estiver dentro do peso determinado, receberá a punição do caput.
Art. 61. O piloto que não atingir o peso determinado para a etapa disputada, com ou sem acréscimo de lastro, será desclassificado da etapa e será posicionado em último lugar da etapa e receberá a punição de pontos prevista no Art. 44, inciso VII alínea b.
Art. 62. Serão usadas para bonificação de pontuação de melhor volta, somente as voltas feitas pelos pilotos com peso mínimo determinado para a etapa.
Art. 63. Fica definido o uso de lastro diferenciado conforme especificado abaixo:
I - A partir da primeira etapa, os pilotos que tiverem interesse em pontuar para o NKR, deverão utilizar o peso mínimo de 95kg (noventa e cinco quilos), independente da posição que ocupem no campeonato.
II - Depois da primeira etapa, os pilotos posicionados entre o primeiro e o décimo quinto lugares do campeonato terão que cumprir o peso mínimo de 95kg (noventa e cinco quilos) para a etapa subsequente.
III - Os demais pilotos devem cumprir o peso mínimo do campeonato.
CAPÍTULO 13 – DO SORTEIO DOS KARTS E DO GRID DE LARGADA
Art. 64. O sorteio dos karts será realizado minutos antes do início da prova no local disponibilizado para briefing no kartódromo, utilizando ferramenta de informática ou outra disponível no local e validada pela Diretoria do Fórmula Fire.
Art. 65. Cabe ao piloto identificar no kart a ele sorteado as condições de uso, assim como regulagens e troca do kart mediante aval do mecânico do kartódromo.
Art. 66. A primeira etapa terá seu grid de largada formado por tomada de tempo de 05 (cinco) minutos.
Art. 67. A partir da segunda etapa em diante, o grid será composto por meio da inversão do ranking parcial de pilotos, somando-se a pontuação de todas as etapas anteriores, exceto as etapas que prevejam outra forma de definição de grid em seu detalhamento.
§1º A partir da segunda falta (consecutiva ou não) o piloto largará após o último piloto do grid na etapa subsequente e, havendo mais de 01 (um) piloto nessas condições, serão ordenados pela inversão da classificação do campeonato, exceto nas etapas que haja previsão de formação do grid por meio de tomada de tempo ou super pole.
§2º Nos caso em que haja necessidade de dividir os pilotos em grupos, para atender aos limites de quantidade de karts do kartódromo por bateria, os grupos serão chamados de FF1 e FF2.
I - O grupo FF1 será formado pelo pilotos em posições ímpares no campeonato.
II - O grupo FF2 será formado pelo pilotos em posições pares no campeonato.
CAPÍTULO 14 – DOS CIRCUITOS
Art. 68. Ficam estabelecidas que as corridas ocorrerão nos kartódromos definidos no calendário, podendo haver substituição conforme necessidade da diretoria em ajustar as datas e locais.
CAPÍTULO 15 – DOS TREINOS LIVRES
Art. 69. Poderão ser estabelecidos os Treinos Livres do Fórmula Fire, com datas definidas e informadas no Grupo Fórmula Fire (WhatsApp), podendo ser no dia da etapa de referência.
§1º Os treinos livres têm a participação de cunho opcional.
§2º Os treinos terão o mesmo traçado da etapa a ser disputada na sequência.
CAPÍTULO 16 – DA RESPONSABILIDADE DOS PILOTOS
Art. 70. Todos os pilotos são responsáveis por suas escolhas e atitudes no campeonato, estando cientes do presente regulamento, normas de segurança de responsabilidade civil e criminal sobre seus atos dentro e fora das pistas, durante a realização dos eventos do campeonato Fórmula Fire.
Art. 71. Caso o piloto não tenha a maioridade civil (código civil 2002, artigo 5º, absolutamente capaz), terá a necessidade obrigatória de acompanhamento de responsável legal ou seu designado de forma rastreável, tanto nos treinos livres como em todas as etapas.
Parágrafo único. Na hipótese do caput, será necessária a assinatura do responsável legal do termo de responsabilidade do piloto.
CAPÍTULO 17 - DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 72. Os membros da diretoria tem o benefício de um desconto de 50% no valor da opção de inscrição realizada.
Art. 73. Todas as cortesias, eventualmente fornecidas pelos kartódromos, podem ser utilizadas pelos membros da diretoria, seja no abatimento dos valores pagos pelos diretores para correr as baterias, seja para sorteio entre os membros do campeonato.
Parágrafo único. No caso do abatimento dos valores, as cortesias serão rateadas entre os diretores presentes e que participarem da etapa.
Art. 74. Cabe exclusivamente ao corpo técnico diretor, pleitear avaliações de atos e/ou posturas omissas ao presente regulamento.
FÓRMULA FIRE
ESPORTE EXTREMO NO SANGUE
Brasília-DF, 14 de dezembro de 2025.
TABELA DE PONTUAÇÃO PARA O CASO DE BATERIA ÚNICA DA CORRIDA INTERESTADUAL
"EM ATUALIZAÇÃO"